sábado, 20 de fevereiro de 2010

O jogo que vai além do Wii



É o Project Natal, que já tem previsão de lançamento para Novembro desse ano.
Promete ser uma revolução no mundo dos games, já que o jogador utilizará seu próprio corpo para conduzir os jogos. Portanto, sem necessidade de controles!
Então, se o Wii já foi bem inovador pra você, o Project Natal então...
Este foi um desafio no qual a Microsoft este trabalhando há 20 anos. Foi considerada "a última fronteira no terreno da interação".


Vou tentar explicar de uma maneira beeem simplificada como eles conseguiram fazer isso.

A Microsoft alimentou o computador com inúmeras fotos de pessoas em várias posições diferentes. Eles também o alimentaram com um vídeo de “motion capture”, que já tinha destacado os pontos do corpo humano. Tudo exigiu muito trabalho manual. As imagens capturadas são de pessoas reais, dentro de lares reais. Foram convocadas diversas pessoas de todas as formas e tamanhos para fazer vários tipos de movimento em frente a um aparelho construído especialmente para o projeto. Tudo isso para que fosse possível registrar as articulações de cada membro do corpo humano.

O que grava todas essas imagens é o "cérebro" ( assim chamado pela Microsoft). Ele detecta 30 partes do corpo automaticamente e cria uma versão de
wireframe do corpo humano 30 vezes por segundo.

Tudo começa como uma escolinha, hehe. Tem que ensinar a máquina a "ver", digamos. É como se fosse um pai ensinando seu filho as partes de seu corpo.
Ex.: Um pai apontado para um braço diz: " Este é o braço, filho". O filho grava a informação e armazena no "HD". Quanto mais braços ele vê, mais ele consegue identificar o que é. E é da mesma foma com o "cérebro": ele registra, armazena e produz".

É incrível, né?! Nossa, eu fiquei de boca aberta quando vi isso.

Eu só não entendi muito bem o que a gente precisa pra jogar. Pelo que eu andei pesquisando, precisa do tal do "Xbox 360" e uma câmera especial, a "ZCAM". Além é claaaro, de um boooom dinheirinho pra conseguir isso tudo, né? :P



O nome "Natal" é em homenagem à cidade brasileira de Natal no Rio Grande do Norte, sabiam?
"Um de nossos pesquisadores, Alex Kipman, é do Brasil e ele escolheu a cidade de Natal como um tributo a seu País. Além disso, ele sabia que Natal também significa nascer, em latim. Considerando o novo público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade, o nome encaixou perfeitamente”, respondeu a empresa.

E pra quem anda não viu, aqui vão dois vídeos. Só pras vocês babarem um pouquinho, que nem eu.





2 comentários:

Dii disse...

Por isso que eu falo que XBOx 360 é melhor que wii u.u
Sem dúvidas que vai ser o lançamento do ano!! \ö/

Jéssica disse...

Nossa Isadora, muuuito legal o jeitinho que você explicou o post. =P
Entendi direitinho! ^^

Eu querooooo! *---* Muito inteligente esse XBOx 360!!! Muiito chique! Hahaha :D